Foram retomadas, nesta terça-feira (16), as negociações coletivas entre o sindicato dos produtores rurais e os sindicatos que representam os trabalhadores assalariados rurais no Vale do São Francisco. A última rodada foi no dia 19 de abril, no auditório do Senac Petrolina.
Nesta rodada os encontros estão sendo realizados no formato virtual. Participam da negociação representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (Fetar-BA), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), os sindicatos de trabalhadores assalariados rurais de Pernambuco: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Inajá, além dos sindicatos da Bahia: Juazeiro, Casa Nova, Abaré, Curaçá, Sento Sé e Sobradinho.
Entre as principais reivindicações dos sindicatos estão o salário de R$ 1.372,00, garantido assim os R$52,00 acima do salário mínimo para os assalariados rurais da região, além do feriado do Dia do Trabalhador Rural e cesta básica para os trabalhadores.
Poderiam informar também na matéria como foi finalizado a reunião, se teria alguma previsão para encerrar essas negociações?
Acredito que já passou da hora de bater o martelo nessas negociações, é muita reunião e pouca solução.
o salário mínimo já foi definido e reajustado, a maioria das categorias dos demais trabalhadores estão com com seus reajustes garantidos, a gente esperando até agora e nada, estamos cansados de tanta rodada de reunião pra nada, REAJUSTE JÁ SINDICATO!!!