O evento será no Fuá do Sítio no N-3, no sábado, dia 16 de dezembro, a partir das 18h.
Os sindicatos pernambucanos que representam os trabalhadores assalariados rurais no Vale do São Francisco realizam, no próximo dia 16 de dezembro (sábado), a Assembleia Geral Extraordinária para a aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial Coletiva do Vale do São Francisco. O evento será no Fuá no Sítio. No N-3, a partir das 18h, e contará com representantes da CONTAR Rurais (Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariados Rurais) e da FETAEPE (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco).
Entre as pautas estão: o piso salarial de R$ 1.560,00, gratificação de R$ 120,00 para as funções de releador, amarrador, podador, embalador, toalete e reboqueiros, além do pagamento de 1,5 do piso da categoria para tratoristas e irrigantes. Ainda dentro das cláusulas econômicas para quem ganha acima do piso, reajuste de 9% e a garantia de pagamento até o segundo dia útil.
Também está entre as prioridades desta campanha a implantação de um plano de assistência familiar, cesta básica, alimentação gratuita no local de trabalho e o feriado no dia do Trabalhador Assalariado Rural, além da manutenção das demais cláusulas que já constam na Convenção Coletiva de Trabalho em vigor.
Nossa CCT atual é bem completa, mas nesta campanha queremos garantir ganhos econômicos sociais de verdade. Isso porque precisamos fazer com que a profissão de trabalhador rural será mais atrativa pra quem trabalha na formalidade, assegurado com todos os direitos trabalhistas. Não podemos assistir à precarização dessa atividade tão importante não só para o Vale, mas para a economia de todo o Brasil,
pontuou a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.
Confraternização
A Assembleia Geral também é um momento de confraternização da categoria. Por isso, contanto com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através do prefeito Simão Durando, teremos shows de Trio Granah, Sérgio do Forró, Boteco Sertanejo e Márcio Moko.
E também será realizado o sorteio de vários brindes, entre eles uma moto. Para participar é preciso ser associado e estar em dias com o sindicato. Além disso, é preciso apresentar contracheque atualizado e um documento de identificação com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação).