Nesta sexta-feira (13), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina completa o primeiro mês de mandato com diversas ações já realizadas. Desde o início das atividades, os diretores estão percorrendo as fazendas do município para ouvir as demandas dos trabalhadores e repassar informações relativas aos direitos e também para informar sobre os serviços ofertados pelo STTAR Petrolina.
Nas visitas foi identificado o descumprimento de cláusulas da Convenção Coletiva, como a falta de áreas para refeição e descanso dos funcionários; ausência de bebedouros com água potável em alguns pontos das fazendas; o não cumprimento da pausa de 10 minutos a cada quatro horas de trabalho para os funcionários que exercem função em pé; problemas no acesso aos transporte dos trabalhadores, além da dificuldade para os funcionários esquentarem a refeição que levam para o local de trabalho.
“Esse trabalho de escuta tem o objetivo de identificar as demandas mais urgentes em cada empresa, para dialogar com os patrões. Uma vez que o trabalhador confia no sindicato, a entidade fica cada vez mais forte para lutar por melhores condições de trabalho, tendo como norte a nossa Convenção Coletiva”, Joelma
justificou a presidente Maria Joelma, acrescentando que caso as empresas onde os problemas foram detectados não solucionem as demandas, o sindicato vai denunciar cada caso ao Ministério do Trabalho.