Nesta semana Petrolina voltou a registrar chuvas fortes. Por isso, o diretor de Políticas Salariais, José Roberto usou as redes sociais para orientar os trabalhadores rurais sobre a 37ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho, que trata do trabalho no campo durante o período chuvoso.
Segundo a CCT, “ocorrendo chuva nos locais de trabalho a céu aberto, essa atividade será imediatamente suspensa e os trabalhadores apenas voltarão a realizá-la, quando a planta estiver em condições de trabalho, evitando, assim, o dano à saúde causado pelo trabalho nessas condições, excetuadas apenas as atividades de colheita”, diz o documento.
O diretor José Roberto orientou ainda que os empregados de fazendas que estão trabalhando nessas condições, mesmo onde são colocadas coberturas nas plantas, devem acionar o STTAR. “Entrem em contato com o sindicato pelo telefone 3861-1040 ou mandem mensagem pelas nossas redes sociais. Nós só podemos fazer valer os direitos dos trabalhadores se tivermos conhecimento de eventuais descumprimentos da CCT”, alertou.